Destino Pet: Trancoso/BA

Eduardo Cavalcanti - Dedicato Turismo

Nossa primeira edição da coluna Destino Pet vai falar sobre Trancoso… Uma vila no sul da Bahia que consegue atender vários estilos e proporcionar diferentes sensações.

Basicamente duas coisas passam na cabeça das pessoas quando se fala em Trancoso. Quem já foi pensa: “que vontade de voltar” e quem ainda não foi: “que vontade de ir”.

Trancoso foi fundado por padres jesuítas e se chamava São João Batista dos Índios, quando ainda era habitada por índios Pataxós… lá em 1586! A vila foi se desenvolvendo em volta de um grande gramado, num nível mais alto que o mar, e que, apesar de se chamar Praça São João e ser retangular é mais conhecida como Quadrado.

Trancoso foi, digamos, redescoberta pelos hippies nos anos 70 e ao longo das décadas foi se tornando um lugar badalado, sofisticado, point de ricos e famosos e de festas e agitos. Mas se você busca paz e tranquilidade, não se preocupe! Trancoso tem de tudo, para todos!

O Quadrado é o centrinho da vida social de Trancoso, onde estão localizados as lojas, os bares e os restaurantes mais requintados da região, e também onde acontecem os grandes shows da cidade. Cercado por casinhas coloridas, o Quadrado possui, ao fundo da praça, uma linda igrejinha branca chamada Igreja de São João Batista, construída em 1650. Além de ser o coração da vila, é de lá que se tem a vista mais linda de Trancoso. A igreja que hoje se vê com o mar azul ao fundo foi construída sobre as ruínas de um convento, criado pelos jesuítas.

 Igreja São João Batista. Foto: reprodução internet

As casas do Quadrado, aparentemente simples e pequenas, perdem essa característica assim que atravessamos suas portas: revelam histórias e ambientes muito maiores do que suas singelas fachadas poderiam insinuar. Impossível não se encantar com o Quadrado e tudo ao seu redor! Inclusive, o local é protegido por uma lei especial de tombamento.

No Quadrado não há carros ou motos, muito menos asfalto. Você pode e deve fazer tudo a pé, mesmo porque é exclusivo pra pedestres! Para chegar ao Quadrado, é preciso descer uma rua de paralelepípedo por aproximadamente 15 minutos. É possível se hospedar no Quadrado, onde há pousadas bem charmosas e luxuosas, próximas do agito. Caso prefira uma hospedagem mais tranquila, com o pé na areia, procure por hotéis próximos às praias dos Nativos e do Rio Verde. Boa região para quem quer economizar.

As praias mais próximas do Quadrado são a Praia dos Nativos e dos Coqueiros, onde se pode curtir música à beira-mar, tomas bons drinks, comer bons petiscos e ainda se aventurar e fazer alguns esportes, como o kitesurf. Além destas, tem a Praia do Rio Verde com uma ótima infraestrutura e uma água delícia para o banho.

Para águas mais agitadas, a Praia de Itaquena é boa para prática de surf. Na maré baixa, porém, se formam lindas piscinas naturais ótimas para um bom descanso.

Quem gosta de sossego pode caminhar por cerca de 40 minutos até a Praia do Rio da Barra, onde há lindas pedras, falésias e coqueiros. Ao sul de Trancoso está a Praia do Espelho, cheia de piscinas naturais e considerada uma das cinco praias mais bonitas do Brasil. A paz e a beleza dessa praia são impressionantes! Não se pode ir até lá e não apreciar o literal espelho em que as águas tranquilas e limpas da maré baixa se transforma. Então recomendo chegar cedo para poder apreciar e curtir muito! Uma experiência inesquecível!

Outra dica imperdível é apreciar o pôr do sol no encontro das praias do Coqueiro e Nativos. O visual do entardecer neste local é magnífico! Aos poucos o sol começa a se pôr atrás dos coqueiros e, tanto na direção do rio como na direção do mar, o céu ganha tons e cores incríveis!

No fim do dia, o negócio é ir para o Quadrado! Parece que existem dois Quadrados, o de Dia e o da Noite. A noite tudo se transforma, ganha um ar mais sofisticado e moderno, quase deixa de ser vila e começa a ter ares de cidade.

Uma coisa difícil é escolher restaurante, pois são todos fofos, com ambientes aconchegantes e convidativos. Tanto no centro, quanto no Quadrado, há lugares maravilhosos para se comer bem e passar horas batendo papo e vendo o tempo passar. Mas, confesso, quase impossível resistir ao Quadrado. Lá é charmoso demais da conta!

Afinal, Trancoso é assim, charmoso, divertido, lindo e cheio de histórias para ouvir, contar, viver e levar de lá. Então, como dizem por lá, se ajeite, se aprume, não se avexe e vá para essa vila maravilhosa viver o melhor hippie chique do Brasil!

 Quadrado ao entardecer. Foto: reprodução internet

– Chegando em Trancoso: desde Porto Seguro, atravesse o Rio Buranhém de balsa até Arraial d’Ajuda. De lá, partem ônibus e vans para o centro de Arraial D’Ajuda e direto para Trancoso. A estrada tem 26 quilômetros de asfalto. Mas fique atento com os horários das bolsas e ônibus, principalmente qual é o último. Recomendamos já contratar um traslado e ir despreocupado. =]

– É na alta temporada que ocorrem as grandes festas e eventos em clubes, bares, barracas de praia… Se você busca agito, tenha em mente que o verão é a melhor época para sua viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *